PIB PenhaPrimeira Igreja Batista da Penha

A Bíblia: porque ler este livro

Quando tentado a viver apenas no âmbito das necessidades materiais, Jesus respondeu citando o texto do Velho Testamento (Deuteronômio 8:3): Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus (Mateus 4:3,4).

O que Jesus afirmou é que a vida humana não se restringe ao seu aspecto físico, que pode ser alimentada, satisfeita, com pão. Ele claramente afirma possuir o ser humano uma dimensão espiritual. E acrescenta que esta constituição espiritual precisa de outro tipo de alimento. Diferentemente do sendo comum, Jesus não menciona religião, endossando a idéia de que ela oferece o caminho ideal para o desenvolvimento espiritual. Também não menciona a ética concordando com a idéia de que se vivemos de forma correta, evitando erros grosseiros estaremos na direção da satisfação espiritual. O que Ele define como indispensável e essencial é a palavra de Deus. Três coisas ficam claras nessa afirmação.

A primeira é que Deus falou. Ele não está fechado em silêncio impenetrável. E, se Deus tem revelado seus pensamentos e intenções, não há nada mais importante do que ouvi-Lo!

A segunda é que Jesus reconhece nos escritos judaicos que conhecemos como Velho Testamento a voz de Deus. Ele diz: Está escrito. E para Ele o que está escrito tem autoridade plena nessa questão. E é só continuar lendo o evangelho de Mateus para vermos como Ele se refere à textos do Velho Testamento como sendo a própria voz de Deus. Seus discípulos assim entenderam, assim creram e assim ensinaram. Os cristãos crêem que o Velho Testamento (escrito antes de Jesus) e o Novo Testamento (escrito depois de Jesus) são revestidos desta autoridade divina.

A terceira é que somos alimentados “por toda palavra que sai da boca de Deus”. Não apenas palavras com as quais concordamos; ou com aquelas que gostamos, mas por toda palavra de Deus.

Que oportunidade que você tem para conferir o que Jesus disse!

Leia, medite e estude esse livro. Nós, os cristãos, cremos ser ele a Palavra de Deus! Tão necessário para o espírito quanto o pão é para o corpo.

Pr. Hélio Schwartz Lima